IFMT

Dir. Sist. de Planejamento e Captação de Recursos

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Atribuições da Diretoria Sistêmica de Planejamento

Compete à DSPLAN, de acordo com o Regimento Geral do IFMT:

I. assessorar a Reitoria nas questões inerentes às políticas e diretrizes da área de infraestrutura do IFMT;

II. assessorar o(a) reitor(a) nos assuntos pertinentes à articulação e interlocução com órgãos, entidades e organizações públicas e privadas, visando à captação de recursos para financiamento de projetos de interesse institucional;

III. promover, assessorar e intermediar a captação de recursos junto com os diretores de campus do IFMT;

IV. coordenar as atividades relacionadas ao planejamento, elaboração de projetos, supervisão, fiscalização e orientação quanto à execução e adequação de infraestrutura física no âmbito do IFMT.

V. estudar e propor convênios e parcerias visando ao atendimento das demandas de infraestrutura do IFMT;

VI. gerenciar o banco de projetos e promover a padronização de obras e serviços de infraestrutura no âmbito do IFMT;

VII. promover, apresentar e acompanhar projetos, acordos de cooperação, termos de parceria e convênios voltados para infraestrutura;

VIII. coordenar as atividades relacionadas a fundações de apoio;

IX. formular diagnósticos dos problemas, limitações e potencialidades institucionais;

X. realizar e acompanhar a atualização cadastral dos projetos no âmbito de sua área de atuação;

XI. manter, em conjunto com a Pró-Reitoria de Administração, a compatibilidade entre o Plano Orçamentário Financeiro e os Planos Estratégicos e de Desenvolvimento Institucional; 

XII. estabelecer e monitorar metas físicas e indicadores da sua área de atuação;

XIII. estabelecer metodologias e fluxos de trabalho para padronização de processos e procedimentos de sua área de atuação;

XIV. colaborar na elaboração do Relatório de Gestão Anual e na prestação de contas anual do IFMT, juntamente com as demais unidades administrativas da reitoria;

XV. elaborar e acompanhar a execução do planejamento orçamentário e financeiro dos recursos destinados às ações da diretoria, bem como administrar o patrimônio sob sua responsabilidade;

XVI. Coordenar, monitorar e avaliar o PDI, a fim de definir metas físicas e indicadores, prioridades de desenvolvimento das unidades e implantação de novas Unidades, propondo, quando necessário, ações corretivas;

XVII. planejar, estrategicamente, o dimensionamento, a distribuição e a adequação dos investimentos no âmbito do IFMT, incluindo projetos de alocação de recursos para demandas eventuais de interesse institucional;

XVIII. propor, planejar, articular, implementar e gerenciar programas e projetos voltados para o desenvolvimento do IFMT, articulados e integrados em cooperação mútua com a Reitoria e suas Unidades;

XIX. representar o IFMT em eventos específicos de sua área de competência;

XX. executar outras funções que lhe sejam inerentes ou lhe tenham sido atribuídas.

XXI. revisar, organizar, documentar e publicar os documentos relacionados à sua
área;

XXII. coordenar, em conjunto com demais áreas da reitoria, o Programa de Gestão por Resultados (PGR).

 

ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS

Ao Diretor Sistêmico de Planejamento e Captação de Recursos.

  • Assessorar os campi, campi avançados, centros de referência, a Extensão, os núcleos e polos com vistas ao desenvolvimento institucional;
  • Coordenar a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI;
  • Coordenar, monitorar e avaliar o PDI, propondo ações corretivas;
  • Propor políticas e projetos estratégicos de atuação e alternativas organizacionais, visando ao constante aperfeiçoamento da gestão do Instituto;
  • Autorizar via SCDP propostas de viagens a trabalho e em capacitação da equipe DSPLAN;
  • Realizar a gestão patrimonial da DSPLAN;
  • Representar o IFMT junto ao fórum de dirigentes de desenvolvimento do CONIF;
  • Executar outras funções que lhe sejam inerentes ou lhe tenham sido atribuídas; 

Ao Técnico em Secretariado:

  • Estruturar e dar suporte às atividades administrativas da Diretoria;
  • Assessorar o Diretor nas rotinas administrativas;
  • Auxiliar nas atividades de Planejamento Estratégico da DSPLAN e das demais unidades do IFMT;
  • Monitorar e avaliar as ferramentas de gestão da DSPLAN e do IFMT;
  • Auxiliar na elaboração de relatórios e manuais da DSPLAN;
  • Atualizar e alimentar o sítio da DSPLAN;
  • Assessorar no Gerenciamento do Escritório de Processos EGP/IFMT;
  • Contribuir para consolidação da Gestão por Processos do IFMT. 
  • Organizar e preparar os documentos para envio pelo correio (Carta ou PAC ou Sedex), ou por malotes seguindo a sequência dos Boletins de Remessa;
  • Verificar diariamente, responder, encaminhar e/ou imprimir para despachar a documentação ou informação referente à correspondência eletrônica da DSPLAN;
  • Requisitar veículo oficial e motorista, quando necessário;
  • Cadastrar pedidos de concessão de diárias e passagens junto ao sistema SCDP;
  • Comprar e registrar, no sistema SCDP, as passagens solicitadas pelos servidores da DSPLAN, bem como solucionar problemas referentes à reserva e compra de passagens;
  • Organizar e manter atualizado os arquivos de registro e controle das diárias e passagens, referente ao pagamento/compra, cancelamento, remarcação e reembolso;
  • Executar outras funções que lhe sejam inerentes ou lhe tenham sido atribuídas; 

Ao Escritório de Gerenciamento de Processos (EGP) compete:

I. Definir e manter metodologias, diretrizes, técnicas e ferramentas de apoio para as iniciativas de gestão por processos (padronização, regras e medidas de desempenho);
II. Conduzir atividades de modelagem de processo;
III. Avaliar periodicamente e gerir o porfólio de processos considerados prioritários para a Instituição e a sua governança;
IV. Utilizar ferramentas de gestão para aperfeiçoar a gestão por processos;
V. Apoiar as unidades do IFMT no acompanhamento e avaliação dos seus processos de trabalho;
VI. Compartilhar e disseminar conhecimentos referentes à gestão por processos;
VII. Orientar as unidades, quando solicitado, quanto à utilização de manuais, normas e procedimentos dos processos de trabalho;
VIII. Manter os registros da documentação de processos de trabalho disponíveis e atualizados;
IX. Sugerir a automação de processos, quando aplicável;
X. Apoiar o Comitê de Governança, Riscos e Controles quanto a priorização dos macroprocessos para o gerenciamento de riscos;
XI. Identificar os macroprocessos finalísticos e de apoio do IFMT, que correspondem às grandes funções da organização e para as quais devem estar voltadas suas unidades internas e descentralizadas;
 

Ao Administrador:

  • Gerenciar o Escritório de Processos - EGP/ IFMT (atividades conforme portaria de criação do EGP no 1.190 de 31/08/2018);
  • Exercer a função de substituição da Diretoria Sistêmica;
  • Montar processos para contratação de cursos in company relacionados a área de atuação da Diretoria, bem como coordenar a realização dos mesmos;
  • Auxiliar no processo de construção, monitoramento e avaliação do Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI;
  • Participar de comissões no âmbito da reitoria;
  • Elaborar e aplicar a pesquisa de satisfação dos serviços da reitoria;
  • Elaborar Ofícios, memorandos, relatórios entre outros documentos;
  • Auxiliar na elaboração de normativas, diretrizes e orientações relacionadas a sua área de atuação;
  • Auxiliar na elaboração do planejamento do setor (plano de ação anual);
  • Executar outras funções que lhe sejam inerentes ou lhe tenham sido atribuídas; 

Ao Escritório de Infraestrutura (Einfra) compete:

I. Emitir pareceres, laudos, relatórios, avaliações;
II. Responder a solicitações da Procuradoria Federal, auditoria interna e externa quando requisitado;
III. Coordenar o planejamento sobre infraestrutura nas unidades do IFMT;
IV. Elaborar o planejamento estratégico anual do Escritório;
V. Elaborar manuais, diretrizes e normativas internas na área de Infraestrutura;
VI.Prestar suporte técnico aos campi em assuntos de Infraestrutura;
VII. Executar outras funções que lhe sejam inerentes ou lhe tenham sido atribuídas. 

Ao Engenheiro Civil:

  • Vistoria nas obras em andamento;
  • Aferir serviços;
  • Conferir as medições das obras;
  • Verificar erros de projeto durante a execução da obra;
  • Elaborar correções ou mediar correções junto ao autor do projeto;
  • Elaborar Relatório de vistoria da obra;
  • Apoiar no recebimento de obra;
  • Auxiliar no Plano diretor (levantamento, diagnóstico, elaboração) – campi;
  • Acompanhar desenvolvimento de projeto (através de parecer);
  • Auxiliar os campi na elaboração do projeto básico;
  • Elaboração de anteprojetos e projetos;
  • Elaboração de planilha orçamentária;
  • Atualização de preço nas planilhas orçamentárias;
  • Elaboração de cronograma físico financeiro;
  • Elaborar Cálculo do BDI;
  • Orientação técnica nos Campus;
  • Análise de correções de aditivos;
  • Auxiliar os campi nas licitações;
  • Avaliação dos imóveis;
  • Elaboração de laudos;
  • Avaliação técnica de edifícios doados; 

Ao Arquiteto:

  • Aferir serviços;
  • Verificar medições. Total da medição, medições acumuladas;
  • Erros de projeto verificados durante a obra;
  • Elaborar correções ou mediar correções junto ao autor do projeto;
  • Apoiar no recebimento de obra;
  • Plano diretor (levantamento, diagnóstico, elaboração) – campi;
  • Diretrizes conceituais e técnicas de projeto;
  • Elaborar escopo de projetos e reformas;
  • Acompanhar desenvolvimento de projeto (através de parecer);
  • Elaboração de projeto;
  • Reelaboração de layout;
  • Avaliação de edifícios doados;
  • Avaliação de edifícios próprios.

 Ao Estagiário de Arquitetura (quando houver):

  • Auxílio para elaborar correções ou mediar correções junto ao autor do projeto;
  • Auxílio no Plano diretor (levantamento, diagnóstico, elaboração) – campi;
  • Auxílio na elaboração de projeto;
  • Imprimir projetos.
  • Executar outras funções que lhe sejam inerentes ou lhe tenham sido atribuídas. 

Ao Engenheiro Sanitarista:

  • Aferir serviços;
  • Verificar medições. Total da medição, medições acumuladas;
  • Erros de projeto verificados durante a obra;
  • Elaborar correções ou mediar correções junto ao autor do projeto;
  • Apoiar no recebimento de obra;
  • Plano diretor (levantamento, diagnóstico, elaboração) – campi;
  • Diretrizes conceituais e técnicas de projeto;
  • Elaborar escopo de projetos e reformas;
  • Acompanhar desenvolvimento de projeto (através de parecer);
  • Elaboração de projeto;
  • Avaliação de edifícios doados;
  • Avaliação de edifícios próprios. 

Ao Técnico em Edificações:

  • Manter um controle das medições das obras;
  • Alimentação do módulo “Monitoramento das obras” no SIMEC;
  • Auxiliar na elaboração de parecer e relatórios técnicos;
  • Acompanhar o fluxo de entrada e saída de processos do setor;
  • Auxiliar no desenvolvimento de projetos;
  • Atualização de preço nas planilhas orçamentárias;
  • Realização de cotações de preços;
  • Ofícios e Memorando;
  • Cadastrar pedidos de concessão de diárias e passagens junto ao sistema SCDP;
  • Executar outras funções que lhe sejam inerentes ou lhe tenham sido atribuídas. 

Ao Engenheiro Eletricista:

  • Inspeção visual e ensaios dos serviços executados em obras de instalação elétrica predial e SPDA;
  • Assistência nas medições dos serviços executados para pagamento. Medições parciais e finais;
  • Dar suporte técnico na execução dos serviços, de acordo com projeto executivo, durante a obra;
  • Apontar não conformidades tanto na execução dos serviços como no projeto executivo ou mediar correções junto ao autor do projeto;
  • Orientação técnica a gestão administrativa no recebimento da obra;
  • Plano diretor (levantamento, diagnóstico, elaboração) – campi;
  • Diretrizes conceituais e técnicas de projeto;
  • Elaborar escopo de projetos e reformas;
  • Acompanhar o desenvolvimento de projeto (através de parecer);
  • Elaboração de projetos e orçamentos;
  • Orientação técnica a gestão administrativa no tocante ao planejamento de obras e manutenção.

 Ao Estagiário de Engenharia Elétrica (quando houver):

  • Auxílio para elaborar correções ou mediar correções junto ao autor do projeto;
  • Auxílio no Plano diretor (levantamento, diagnóstico, elaboração) – campi;
  • Auxílio na elaboração de projeto e orçamento.
  • Executar outras funções que lhe sejam inerentes ou lhe tenham sido atribuídas. 

Ao Escritório de Captação de Recursos (ECR) compete:

II. assessorar o(a) reitor(a) nos assuntos pertinentes à articulação e interlocução com órgãos, entidades e organizações públicas e privadas, visando à captação de recursos para financiamento de projetos de interesse institucional;
III. promover, assessorar e intermediar a captação de recursos junto com os diretores de campus do IFMT;
V. estudar e propor convênios e parcerias visando ao atendimento das demandas de infraestrutura do IFMT;
VI. gerenciar o banco de projetos e promover a padronização de obras e serviços de infraestrutura no âmbito do IFMT;
VII. promover, apresentar e acompanhar projetos, acordos de cooperação, termos de parceria e convênios voltados para infraestrutura;
VIII. coordenar as atividades relacionadas a fundações de apoio;
IX. formular diagnósticos dos problemas, limitações e potencialidades institucionais;
X. realizar e acompanhar a atualização cadastral dos projetos no âmbito de sua área de atuação;
XII. estabelecer e monitorar metas físicas e indicadores da sua área de atuação;
XIII. estabelecer metodologias e fluxos de trabalho para padronização de processos e procedimentos de sua área de atuação;
XIV. colaborar na elaboração do Relatório de Gestão Anual e na prestação de contas anual do IFMT, juntamente com as demais unidades administrativas da reitoria;

Subsidiariamente, também lhe compete:

XV. elaborar e acompanhar a execução do planejamento orçamentário e financeiro dos recursos destinados às ações da diretoria, bem como administrar o patrimônio sob sua responsabilidade;
XVIII. propor, planejar, articular, implementar e gerenciar programas e projetos voltados para o desenvolvimento do IFMT, articulados e integrados em cooperação mútua com a Reitoria e suas Unidades;
XIX. representar o IFMT em eventos específicos de sua área de competência;
XX. executar outras funções que lhe sejam inerentes ou lhe tenham sido atribuídas.
XXI. revisar, organizar, documentar e publicar os documentos relacionados à sua área.
 

Ao Assistente em Administração:

  • Confeccionar e/ou revisar documentos oficiais a serem encaminhados;
  • Elaborar e auxiliar na elaboração de relatórios e manuais;
  • Receber e encaminhar documentos e processos;
  • Arquivar documentos e processos;
  • Gerenciar documentos, programas e projetos junto a Fundações de Apoio de interesse Institucional.
  • Auxiliar na preparação de processos licitatórios da Diretoria.
  • Executar outras funções que lhe sejam inerentes ou lhe tenham sido atribuídas; 

Bibliotecário Documentalista

  • Elaborar programas e projetos visando a captação de recursos extra orçamentário para o IFMT;
  • Responsabilizar-se pela gerência do ISBN do IFMT;
  • Estudar e pesquisar os documentos internos e as atividades de rotina e documentar, armazenar e disponibilizar fluxos de processos que facilitem a tramitação dos processos desta Diretoria e, subsidiariamente, das demais pró-reitorias e diretorias sistêmicas. 
  • Estudar e mapear demandas internas, mapear parceiros, 
  • Elaborar e propor convênios, contratos, parcerias e outros documentos que possibilitem o envolvimento social do IFMT e o atendimento das demandas dos parceiros. 
  • Documentação e arquivamento de processos visando a prestação de contas. 
  • Estudar e dar suporte aos projetos de infraestrutura demandados pelos campi e demais projetos aprovados nos convênios do IFMT. 
  • Compor o banco de projetos, permitindo pesquisar, reunir, organizar, arquivar e tornar acessível os projetos para consulta. 

 

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